10 cuidados essenciais com os idosos acamados
Postagem do dia 17 de junho de 2020, no antigo Blog Vollenz
Quando falamos em um idoso acamado, falamos de alguém que teve suas expectativas em relação à velhice interrompidas, seja por doença ou acidente. Por isso, é essencial termos um cuidado adequado com a saúde física e mental desses idosos, criar uma rotina e fazer um planejamento das atividades que vão acontecer durante o dia.
1. FORMAÇÃO DE ESCARAS
Ficar muito tempo na mesma posição pode provocar escaras no corpo do idoso. As regiões do corpo com ossos protuberantes ocasionam pressão sobre a pele e interrompe a circulação do sangue, formando feridas na pele. Para prevenir a formação delas, a orientação é mudar o idoso de posição a cada duas horas e fazer um rodízio no sentido horário. O lençol deve estar sempre limpo e esticado, e utilizar um travesseiro entre as pernas também pode ajudar. Vista o idoso com roupas leves e utilize hidratante corporal para massagear e ativar a circulação do sangue.
2. QUARTO BEM LIMPINHO
O quarto do idoso deve ser bem arejado para evitar a concentração de vírus e bactérias. A limpeza deve ser diária, evite vassouras e aspirador de pó, utilize pano umedecido. Roupas de cama devem ser trocadas todos os dias, e colchões e travesseiros expostos ao Sol a cada 15 dias.
3. HIGIENE PESSOAL
Se o idoso utilizar frauda, as trocas devem ser a cada 4 horas, quando não há evacuação. Nesse caso, deve fazer a higiene com água ou lenços umedecidos. Escovar os dentes após cada refeição, observando se não há lesões na língua e bochechas causadas pela prótese. Mesmo com sonda, a higiene bucal deve ser mantida. Unhas curtas e lixadas para evitar arranhões.
4. BANHO
O banho é um momento delicado. A cadeira de banho e as barras de segurança no box auxiliam o cuidador e evitam acidentes. Na medida do possível, dê autonomia ao idoso, oferecendo o sabonete para ele mesmo fazer a higienização. A temperatura da água deve ser morna, para não agredir a pele sensível. Seque bem o corpo e cabelo antes de vestir as roupas.
A Vollenz dispõe cestos para higienização para utilizar com os guinchos. São ideais para um banho seguro e confortável.
https://vollenz.com/acessorios/cesto-de-transferencia-para-higienizacao-vollenz
5. ALIMENTAÇÃO
As refeições dos idosos devem ser bem preparadas e higienizadas. Dê preferência á produtos naturais ricos em nutrientes e varie o cardápiona medida do possível. Evite alimentos sólidos e temperos fortes. É primordial atentar-se ao posicionamento ereto, nunca deitado. Ofereça líquido ao terminar a refeição para evitar o engasgamento. Estimule a autonomia do idoso e permita que ele se alimente sozinho quando possível.
6. ENTRETENIMENTO E LAZER
Os idosos devem ser estimulados a fazer o que gostam, dentro das atuais condições. Não exija muito deles. Permita que mantenham uma rotina com atividades de lazer, especialmente fora da cama e do quarto. Socialização também é muito importante para manterem a saúde emocional.
7. EXERCÍCIOS FÍSICOS
Os exercícios físicos devem ser orientados por um médico/fisioterapeuta, podendo ser acompanhado pelo cuidador. Não aconselhamos as aulas online. Um profissional da área pode indicar a necessidade do uso de dispositivos como andador e bengala. Estar fisicamente ativo minimiza contraturas musculares, ativam a circulação sanguínea, melhoram a respiração e trazem bem estar aos idosos.
8. MEDICAÇÃO
O cuidador não pode ter dúvidas em relação à medicação do idoso, por isso tire todas as dúvidas com quem o prescreveu. Tenha cuidado com o local do armazenamento e verifique sempre o prazo de validade.
9. CUIDADOS COM O COVID-19
Os cuidados durante a pandemia são os mesmos do restante da população, mas devem ser redobrados. Os idosos pertencem ao grupo de risco e têm o sistema imunológico frágil. O cuidador deve tomar muito cuidado com a própria higiene para proteger o idoso, e manter todos os acessórios (bengala, andador, cadeira de rodas, etc) sempre limpos.
10. GUINCHO DE TRANSFERÊNCIA
Idosos acamados não devem ficar o tempo todo na cama. A socialização e atividades ao ar livre são essenciais para ter qualidade de vida. Por isso, a Vollenz oferece soluções em acessibilidade com guinchos de transferência, práticos, fáceis de operar, seguros e confortáveis. Acesse e saiba mais: https://vollenz.com/
-
CESTO DE TRANSFERÊNCIA PARA HIGIENIZAÇÃO - VOLLENZ
O cesto de higienização Vollenz é impermeável, sendo indicado para o banho. Possui um formato vazado na parte de baixo, para facilitar a higienização. Ele possui alças inferiores reguláveis, para serem ajustadas de acordo com o tamanho do paciente.
-
GUINCHO ELEVADOR ELÉTRICO PARA PESSOAS ACAMADAS - VOLLENZ TRANSFER
O guincho elétrico Vollenz Transfer é uma solução acessível e segura para transferir pacientes acamados. Com o mínimo esforço, facilita o trabalho do cuidador, evita lesões e acidentes, e ainda proporciona mais qualidade de vida ao acamado.
-
CESTO DE TRANSFERÊNCIA - VOLLENZ
O Cesto de Transferência Vollenz é confortável, resistente e fácil de usar. Ele possui alças reguláveis, para serem ajustadas de acordo com o tamanho do paciente. Este modelo possui um apoio para a cabeça.
-
CESTO DE TRANSFERÊNCIA IMPERMEÁVEL - VOLLENZ
O cesto impermeável Vollenz é indicado para ser utilizado no banho. É confortável, resistente e fácil de utilizar. Ele possui alças reguláveis, para serem ajustadas de acordo com o tamanho do paciente. Este modelo possui um apoio para a cabeça.