A importância de denunciar a falta de acessibilidade

Postagem do dia 26 de maio de 2021, no antigo Blog Vollenz
A Acessibilidade deve assegurar a todos, a capacidade de ir e vir, de forma independente e segura. É uma necessidade que deve ser aplicada tanto em lugares públicos, como privados. Trata-se de uma concepção e da aplicação de soluções a fim de garantir autonomia e mais segurança para pessoas com deficiência, com mobilidade reduzida, deficientes visuais, indivíduos a partir de 60 anos, gestantes, crianças de colo, dentre outros.
Apesar de existir uma legislação que controla toda essa questão da acessibilidade no território nacional, há muito mais a ser implantado, dentre os poucos lugares que apresentam essa adaptação, a maioria possui estruturas inadequadas ou muito antigas. Quem sofre com a falta de acesso, com certeza já esteve de mãos atadas diante de certas situações: vaga preferencial ocupada indevidamente, estabelecimento sem acesso adequado, calçadas quebradas ou sem rampas de acesso, banheiros sem infraestrutura adequada. Esse olhar para as necessidades de todos, já é uma grande realidade em vários espaços e eventos públicos, mas como dito anteriormente, nem todos cumprem ou não dão toda atenção que merecem.
É possível proporcionar a todos autonomia e mobilidade, principalmente as pessoas com deficiência, para que possam usufruir dos espaços, e das relações com mais segurança, e comodidade, soluções práticas devem ser implantadas.
O que muitos não sabem, é que a maior parte destas situações, é a Prefeitura Municipal, que possui meios de resolver estes problemas mais rapidamente. Na maioria das prefeituras as denúncias podem ser realizadas pelo número 156. Jamais permita que seu direito à acessibilidade, seja interrompido e desrespeitado! Denuncie, ligue 156.
Leia também "Acessibilidade no Brasil - Leis e Desafios"
https://vollenz.com/acessibilidade-no-brasil-leis-e-desafios
-
-
-
LIXEIRA AUTOMÁTICA BIONOX 12L
Lixeira em aço inox com abertura de tampa acionada por sensor de presença. Prática e moderna, basta aproximar as mãos para a tampa se abrir, sem contato direto, evitando a contaminação cruzada.
-