Academia ao ar livre para idosos - Como implementar?
Postagem do dia 28 de junho de 2019, no antigo Blog Vollenz
A prática de atividades comprovadamente produz resultados físicos, mentais e emocionais, como a prevenção de doenças cardíacas, o aprimoramento do sistema respiratório, a melhora da flexibilidade e equilíbrio, a estimulação da memória e do raciocínio, e além de tudo a socialização dos idosos.
Nas academias para terceira idade instaladas ao ar livre essa população pode contar com esses benefícios gratuitamente, com qualidade e segurança. Estão localizados em avenidas, condomínios e parques em diversas cidades brasileiras, sempre estão cheios de idosos, principalmente no período da manhã, quando a disposição para treinar costuma ser maior. Algumas instalações contam com equipamentos para deficientes físicos cadeirantes, levando em conta suas necessidades de locomoção e movimentos limitados.
Para implementar uma academia ao ar livre eficiente e adequada, é preciso considerar alguns detalhes no projeto, na execução e na manutenção do espaço. Aprenda quais são eles:
LOCAL ESTRATÉGICO
Para que a população acima de 60 anos possa utilizar a academia, é essencial que ela esteja localizada em um local onde haja concentração de idosos e de fácil acesso. Por exemplo, uma praça ao lado de um hospital ou dentro de um condomínio tradicional podem ser boas ações para a implementação. Já as academias instaladas no meio de um grande parque ou em avenidas muito movimentadas tendem a ser menos frequentadas por este público, devido à dificuldade de locomoção que eles eventualmente apresentam.
PISO AMORTECEDOR
Um espaço apropriado para idosos deve contar com um tipo de piso capaz de amortecer possíveis quedas, pois os idosos podem sofrer com o desequilíbrio, tonturas e cansaço com mais frequência do que os jovens e adultos. A cobertura com grama natural, grama sintética e materiais emborrachados podem oferecer a estabilidade que os idosos precisam e, ainda, garantir que os impactos sejam amortecidos em caso de acidentes.
ORIENTAÇÕES EM DESTAQUE
Os idosos podem sofrer com a perda parcial ou total da visão, dificultando a compreensão de fontes muito pequenas. Por isso, é fundamental que todos os equipamentos da academia para terceira idade tenham placas com as orientações de uso em letras grandes e destacadas, além de contar com a versão em Braille. Recomenda-se que as orientações sejam instaladas na altura dos olhos, para que os idosos não precisem se abaixar ou se esticar para aprender a usar o equipamento.
MANUTENÇÃO EM DIA
No geral, os idosos são muito mais frágeis do que a população jovem e adulta. Por isso, um leve acidente pode resultar em consequências graves para eles. Para evitar qualquer imprevisto, manter os aparelhos em dia é obrigatório para sua segurança. Além disso, os aparelhos apenas serão capazes de auxiliar a saúde se eles estiverem funcionando corretamente. A manutenção deve ser realizada periodicamente por uma empresa especializada e equipamentos impróprios para uso devem ser sinalizados.
-
LIXEIRA AUTOMÁTICA BIONOX 12L
Lixeira em aço inox com abertura de tampa acionada por sensor de presença. Prática e moderna, basta aproximar as mãos para a tampa se abrir, sem contato direto, evitando a contaminação cruzada.
-
LIXEIRA AUTOMÁTICA BIONOX 6L
Lixeira em aço inox com abertura da tampa acionada por sensor de presença. Prática e moderna, basta aproximar as mãos para a tampa se abrir, sem contato direto, evitando a contaminação cruzada.
-
SABONETEIRA AUTOMÁTICA
Dispenser automático de sabonete liquido ou álcool em gel, acionado por sensor de presença, em plástico ABS de alta qualidade. Com design moderno, prático e econômico, evita a contaminação cruzada.