Entenda a classificação dos atletas paraolímpicos em cada esporte
Postagem do dia 10 de fevereiro de 2021, no antigo Blog Vollenz
Dia 10 de fevereiro, é o dia do atleta profissional. Um bom dia para falarmos entendermos como são classificados os atletas paralímpicos em cada modalidade esportiva.
São 22 esportes que agrupam os 10 tipos de deficiências dos atletas, nos diferentes níveis. No total, são mais de 100 provas diferentes. Essa classificação é importante para garantir que as competições sejam justas e equilibradas entre os competidores. A avaliação é feita por uma comissão composta por médicos, fisioterapeutas e profissionais da área esportiva, que classificam a lesão ou patologia, o potencial do atleta e o impacto que as limitações trazem ao desempenho esportivo do competidor.
As deficiências dos atletas paralímpicos podem ser:
- De potência muscular
- De movimento
- De membro
- No comprimento da perna
- Baixa estatura
- De tônus muscular (hipertonia)
- De coordenação muscular (ataxia)
- De controle dos movimentos (atetose)
- Visual
- Intelectual
Atletas com deficiências diferentes podem competir no mesmo esporte?
Alguns esportes são disputados apenas por deficientes visuais, como judô, futebol de 5 e goalball. Outros são apenas para cadeirantes, como tênis. Há esportes disputados por deficientes de vários tipos, mas cada um em sua categoria, como atletismo ou tênis de mesa. E outros em que diferentes deficiências fazem parte da mesma equipe, como a vela, o remo e o adestramento hípico.
E se um atleta disputar mais de um esporte?
Como a classificação leva em conta o impacto da limitação para o desempenho esportivo, ele precisa fazer uma avaliação diferente para cada esporte. No caso de patologias progressivas (que podem se agravar com o tempo), ele precisará ser avaliado periodicamente.
Cada esporte tem o seus próprios critérios de divisão por categorias. Para saber mais, acesse o site do Comitê Paralímpico Brasileiro:
https://www.cpb.org.br/ ou o Comitê Paralímpico Internacional https://www.paralympic.org/
Referência: https://www1.folha.uol.com.br
-
LIXEIRA AUTOMÁTICA BIONOX 12L
Lixeira em aço inox com abertura de tampa acionada por sensor de presença. Prática e moderna, basta aproximar as mãos para a tampa se abrir, sem contato direto, evitando a contaminação cruzada.
-
CESTO DE TRANSFERÊNCIA IMPERMEÁVEL - VOLLENZ
O cesto impermeável Vollenz é indicado para ser utilizado no banho. É confortável, resistente e fácil de utilizar. Ele possui alças reguláveis, para serem ajustadas de acordo com o tamanho do paciente. Este modelo possui um apoio para a cabeça.