Único com Certificado Anvisa - Frete Grátis para Todo Brasil - Parcele em 10x Sem Juros - WhatsApp (44) 99138-3300

Qualidade de Vida na Terceira Idade

 

Qualidade de Vida na Terceira Idade

 

Segundo dados do IBGE de 2017, atualmente o Brasil conta com 26 milhões de pessoas acima de 60 anos. Esse número reflete a melhora na qualidade de vida da terceira idade, já que desde 1940, a expectativa de vida aumentou em mais de 30 anos.

 

Ser idoso hoje não é a mesma coisa de ser idoso nos anos 40. Hoje a terceira idade no Brasil é composta por idosos ativos e dinâmicos, que frequentam bailes da terceira idade, praticam atividades físicas e ainda atuam no mercado de trabalho. Até mesmo o sexo na terceira idade deixou de ser um tabu.

 

O Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003) estabeleceu o atendimento preferencial à terceira idade, e abrange temas como o dever da família e da sociedade em realizar um convívio social e saudável com o idoso. O direito à saúde, alimentação, liberdade, dignidade e respeito são prioridades que tem melhorado a vida de milhões de pessoas no Brasil.

 

Mercado de Trabalho

 

Com todas as dificuldades que o Brasil enfrenta em relação ao desemprego, muitas empresas ainda priorizam pessoas mais jovens e recém formadas. Nesse cenário, o idoso representa um obstáculo para o crescimento dos negócios.

 

Mas, por outro lado, a disposição e a vontade de se manterem ativos fez com que algumas empresas abrissem suas portas para empregar a terceira idade, considerando que o idoso tem a sabedoria, a experiência de vida e a maturidade, características que somente o tempo pode proporcionar à um profissional.

 

Adaptação da Terceira Idade às novas tecnologias

 

Essa é uma geração que não cresceu rodeada por tecnologia, internet e smartphones. Mas nos últimos anos, tem-se observada a crescente adaptação dos idosos às facilidades que o mercado tecnológico oferece. É só olhar à sua volta: idosos manuseando celulares, tendo mais produtos eletrônicos em suas casas, adquirindo carros mais modernos, etc.

 

E falando em tecnologia, lembramos que ela é muito importante para auxiliar o idoso em suas dificuldades e limitações, melhorando a acessibilidade, a socialização e a qualidade de vida do idoso e também da sua família.