Único com Certificado Anvisa - Frete Grátis para Todo Brasil - Parcele em 10x Sem Juros - WhatsApp (44) 99138-3300

Tá de férias? Conheça alguns destinos no Brasil que oferecem acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida

Quando se trata de decidir para onde viajar, a acessibilidade é uma questão decisiva para quem tem restrições de mobilidade. Listamos aqui alguns destinos turísticos do Brasil que se atenda à questão da inclusão e tem se adaptado para receber pessoas com necessidades especiais. 

Socorro / SP
Localizada a 130 km da capital paulista, Socorro é referência no turismo acessível. A cidade conta com sinalização tátil, elevadores, rampas e barras nos pontos turísticos, além de realizar ações de fiscalização nos estabelecimentos para garantir que todos tenham rampas de acesso dentro das normas de segurança. O turismo de aventura acessível também é uma realidade por lá. A estância hidromineral da cidade conta com adaptações em diversas atrações. Hoje, das mais de 20 atividades de aventura, dez já foram adaptadas e podem ser praticadas por cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

Brotas / SP
A capital nacional do turismo de aventura, Brotas, no interior de São Paulo, tem investido em acessibilidade nos últimos anos. Vários parques hoje contam com trilhas e cachoeiras adaptadas para receber cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção. São trechos com corrimão e mais amplos para facilitar a passagem de cadeiras de rodas. Por lá, também há agências especializadas em rafting adaptado. O percurso é o mesmo do convencional, com pequenas alterações em procedimentos operacionais.

Bonito / MS
Um dos destinos de ecoturismo mais procurados do país, Bonito possui inúmeros rios cristalinos, cachoeiras, grutas e atividades esportivas. Muitas delas são acessíveis para pessoas com deficiência. No Abismo de Anhumas, os cadeirantes podem se aventurar em um rapel. Já no Rio Sucuri e na Baía Bonita, é possível fazer flutuação na companhia de um guia e um barco de apoio. A cidade também conta com piso tátil, calçadas largas antiderrapantes, rampas e faixas sinalizadas.

Parque Nacional Serra do Cipó / MG
Famoso por sua beleza natural que encanta turistas e pesquisadores do mundo todo, o Parque Nacional Serra do Cipó também está preparado para receber pessoas com deficiência física. Localizado na região central de Minas Gerais, ele abriga incontáveis quedas d’águas, rios, córregos, montanhas e sítios arqueológicos. O Circuito das Lagoas conta com um terreno plano, e uma rampa facilita o acesso de cadeirantes a um mirante com vista privilegiada. A região da Serra do Cipó ainda é atendida pelo projeto Montanha para Todos, que disponibiliza uma cadeira criada especialmente para os aventureiros com deficiência.

Fortaleza / CE
A praia de Iracema, uma das mais famosas de Fortaleza, conta com o programa Praia Acessível, que possibilita banho de mar para pessoas com deficiência ou dificuldades de locomoção. Para isso, são utilizados esteira de acesso e cadeiras anfíbias para o mergulho.A área também conta com estrutura para vôlei e frescobol adaptados e banheiro acessível.

Maceió / AL
As praias paradisíacas da capital alagoana são opções de passeio para pessoas com deficiência física. O projeto Praia Acessível oferece banhos de mar assistido com cadeiras anfíbias, além de contar com atividades esportivas e de lazer destinadas às pessoas com deficiência motora, visual, auditiva ou mental. Há jangadas para passeios nas piscinas naturas da Praia de Parajuçara, apropriadas para transportar pessoas em cadeira de rodas.


Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados