Único com Certificado Anvisa - Frete Grátis para Todo Brasil - Parcele em 10x Sem Juros - WhatsApp (44) 99138-3300

Tá de férias? Conheça alguns destinos no Brasil que oferecem acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida

Quando se trata de decidir para onde viajar, a acessibilidade é uma questão decisiva para quem tem restrições de mobilidade. Listamos aqui alguns destinos turísticos do Brasil que se atenda à questão da inclusão e tem se adaptado para receber pessoas com necessidades especiais. 

Socorro / SP
Localizada a 130 km da capital paulista, Socorro é referência no turismo acessível. A cidade conta com sinalização tátil, elevadores, rampas e barras nos pontos turísticos, além de realizar ações de fiscalização nos estabelecimentos para garantir que todos tenham rampas de acesso dentro das normas de segurança. O turismo de aventura acessível também é uma realidade por lá. A estância hidromineral da cidade conta com adaptações em diversas atrações. Hoje, das mais de 20 atividades de aventura, dez já foram adaptadas e podem ser praticadas por cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

Brotas / SP
A capital nacional do turismo de aventura, Brotas, no interior de São Paulo, tem investido em acessibilidade nos últimos anos. Vários parques hoje contam com trilhas e cachoeiras adaptadas para receber cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção. São trechos com corrimão e mais amplos para facilitar a passagem de cadeiras de rodas. Por lá, também há agências especializadas em rafting adaptado. O percurso é o mesmo do convencional, com pequenas alterações em procedimentos operacionais.

Bonito / MS
Um dos destinos de ecoturismo mais procurados do país, Bonito possui inúmeros rios cristalinos, cachoeiras, grutas e atividades esportivas. Muitas delas são acessíveis para pessoas com deficiência. No Abismo de Anhumas, os cadeirantes podem se aventurar em um rapel. Já no Rio Sucuri e na Baía Bonita, é possível fazer flutuação na companhia de um guia e um barco de apoio. A cidade também conta com piso tátil, calçadas largas antiderrapantes, rampas e faixas sinalizadas.

Parque Nacional Serra do Cipó / MG
Famoso por sua beleza natural que encanta turistas e pesquisadores do mundo todo, o Parque Nacional Serra do Cipó também está preparado para receber pessoas com deficiência física. Localizado na região central de Minas Gerais, ele abriga incontáveis quedas d’águas, rios, córregos, montanhas e sítios arqueológicos. O Circuito das Lagoas conta com um terreno plano, e uma rampa facilita o acesso de cadeirantes a um mirante com vista privilegiada. A região da Serra do Cipó ainda é atendida pelo projeto Montanha para Todos, que disponibiliza uma cadeira criada especialmente para os aventureiros com deficiência.

Fortaleza / CE
A praia de Iracema, uma das mais famosas de Fortaleza, conta com o programa Praia Acessível, que possibilita banho de mar para pessoas com deficiência ou dificuldades de locomoção. Para isso, são utilizados esteira de acesso e cadeiras anfíbias para o mergulho.A área também conta com estrutura para vôlei e frescobol adaptados e banheiro acessível.

Maceió / AL
As praias paradisíacas da capital alagoana são opções de passeio para pessoas com deficiência física. O projeto Praia Acessível oferece banhos de mar assistido com cadeiras anfíbias, além de contar com atividades esportivas e de lazer destinadas às pessoas com deficiência motora, visual, auditiva ou mental. Há jangadas para passeios nas piscinas naturas da Praia de Parajuçara, apropriadas para transportar pessoas em cadeira de rodas.