Capacitismo: expressões para você tirar do seu vocabulário

Postagem do dia 10 de agosto de 2022, no antigo Blog Vollenz
O capacitismo é uma manifestação de preconceito para as pessoas com deficiência, uma forma de opressão que define o sujeito por sua capacidade.
Falar que alguém é "cego" por não ter cumprimentado na rua, "tem gente que não tem perna e trabalha", "uau, você mesmo deficiente consegue fazer tudo isso?".
Com certeza você já ouviu alguém dizer algumas destes frases e expressões. Sim! Infelizmente, elas são bem mais comuns e carregam consigo uma forma pejorativa do preconceito enraizado da sociedade.
Para buscar eliminar o capacitismo e criar um mundo com mais empatia, listamos algumas expressões, para você abandonar de vez do seu vocabulário e compartilhar com todos em sua volta!
-
"Dar uma de João sem braço"
Substitua por: "fugiu da responsabilidade", "se fez de desentendida, e saiu". Não ter um braço é uma condição física e não quer dizer que ela não consiga fazer e não esteja apta à responsabilidade.
-
"Dar uma mancada"
Substitua por: "errar", "faltar com o compromisso", "dar uma gafe". Mancar não é sinônimo de errar!
-
"Você está cego/surdo"
Substitua por: "você se mostrou atento no que eu disse?", "você pode me responder o que eu questionei?". Poder enxergar e ouvir não tem nada a ver com a falta de atenção que você não teve em determinado momento.
-
"Fingi demência e não falei nada"
Substitua por: "me fingi de desentendido e não respondi". A demência trata-se de vários sintomas cognitivos e sociais, como a memória e o discernimento, ou seja, não é algo escolhido ou que possa ser fingido.
É preciso falar sobre capacitismo, nos mais diversos âmbitos e contextos, para que sejam criadas iniciativas ao seu combate e prevenção. Expor as atitudes preconceituosas que o capacitismo traz, é de suma necessidade, essa luta é de todos!