Dificuldades e superações das mães de crianças com deficiência
Postagem do dia 08 de dezembro de 2021, no antigo Blog Vollenz
Hoje, 9 de dezembro, é comemorado o Dia da Criança Especial, que tem como objetivo voltar a atenção à todas as crianças com deficiência física e mental, e que necessitam de cuidados especiais, a fim de melhorar a qualidade de vida e ajudar no seu desenvolvimento. E seguindo o tema, o texto de hoje aborda as dificuldades e superações das mães dessas crianças.
A maternidade mostra um mundo cheio de descobertas, aprendizados e momentos únicos com seus filhos. Toda mãe batalha para dar a seus filhos o amor e o cuidado que eles merecem, a fim de possibilitar que o filho cresça em uma sociedade mais justa, acessível e mais acolhedora.
Para as mães de crianças com deficiência ou que apresentem algum tipo de necessidades especiais não é diferente, algumas sofrem para cuidar dos filhos sozinha, sofrem preconceito, discriminação, falta de políticas públicas. Mas, por outro lado encontram nas diferenças dos seus filhos a força, a coragem que precisam para enfrentar os duelos da vida, e a encorajar outras mães que compartilham das mesmas causas vividas.
Dessa forma, é necessário criar medidas para que essas mães compartilhem de suas histórias, de suas rotinas, para mostrar que não estão sozinhas, como:
- Criar redes, grupos, montar palestras, gravar vídeos, tudo para haver a troca de informações e experiências, ter a percepção que é necessário superar os obstáculos, e seguir apesar das dificuldades;
- É importante mostrar o papel das mães e da família na determinação do comportamento, no caráter, no relacionamento e no desenvolvimento como um todo da criança;
- Levar em conta a busca pela aceitação, a inclusão no contexto social e mostrar que suas limitações não podem ser impedimentos para o seu crescimento;
- Mencionar também a fragilidade e os desafios encontrados pelas mães em suas lutas diárias, a fim de ter melhor compreensão e desenvolvimento de práticas que ajudem em uma melhor qualidade nas relações afetivas.
Um conjunto de medidas realizadas diariamente promove a diferença na vida da criança, da família, e de quem participa do seu desenvolvimento, a fim de obter mais qualidade de vida, e garantir uma sociedade mais inclusiva.