Evite lesões no home office adaptado durante a pandemia
Postagem do dia 01 de julho de 2020, no antigo Blog Vollenz
O que era para ser temporário, aos poucos vem ganhando jeito de permanente, tanto que passou a ser chamado de “novo normal”. O sistema de trabalho à distância - home office - para aqueles que adequaram o local de trabalho, passou a exigir um nível maior de atenção.
Desde o início da pandemia do coronavírus, alertas quanto aos cuidados relacionados a postura, carga horária e desgaste mental foram reforçados, mas é agora que os sinais começam a se manifestar. Nos consultórios, médicos e fisioterapeutas têm percebido mais relatos ligados a dores nas costas e problemas articulares entre pessoas que adaptaram ambientes de trabalho em casa.
Os principais problemas estão relacionados à postura durante o trabalho. Cuidado com o alinhamento do corpo; é muito importante manter a postura ergonômica. Movimente os braços, pernas e pescoço para ativar a circulação e diminuem as tensões. Outra dica bacana é sentar nos ísquios (os dois ossos pontudos localizados nos glúteos), o que automaticamente endireita toda a coluna. Joelhos devem ficar num ângulo de 90 graus, para não sobrecarregar a coluna lombar. Também podemos intercalar com a posição ‘de índio’ sobre a cadeira, que é também uma forma saudável de se sentar.
Conversar com profissionais da área de segurança do trabalho – muitas vezes presentes nas empresas – para buscar alternativas é outro caminho para tornar a jornada menos desgastante e mais produtiva.
COMO TRABALHAR EM CASA SEM LESIONAR SUAS COSTAS?
- Sempre que possível, deve-se escolher um ambiente tranquilo e com ventilação e boa iluminação. Com esse espaço demarcado, também fica mais fácil compreender que é ali que se precisa cumprir as suas responsabilidades profissionais.
- Prestar atenção na proporção entre a mesa e a cadeira, de forma que consiga se sentar com os antebraços apoiados no tampo da mesa, em um ângulo reto, e possa apoiar os pés no chão. A cada 50 minutos de trabalho, recomenda-se um intervalo de pelo menos dez minutos. Este tempo pode ser usado para um alongamento, por exemplo.
- Trabalhar sentado na cama ou no sofá não é recomendado. Para casos em que não houver alternativa, é primordial lembrar de manter o alinhamento da coluna. Os pés devem estar totalmente encostados no chão e o monitor deve ser ajustado em uma posição que seja confortável aos olhos. Uma bandeja, ou até mesmo um livro, pode servir de apoio e dar mais estabilidade ao notebook.
- Não trabalhar na penumbra, nem com luz voltada para os olhos. Este aspecto pode fazer toda a diferença. O ideal é ter um espaço com iluminação natural. À noite, ilumine o local de trabalho e, se for o caso, acrescente uma luminária.
- O fortalecimento muscular através da prática de atividade física atua diretamente de forma preventiva.
-
CESTO DE TRANSFERÊNCIA - VOLLENZ
O Cesto de Transferência Vollenz é confortável, resistente e fácil de usar. Ele possui alças reguláveis, para serem ajustadas de acordo com o tamanho do paciente. Este modelo possui um apoio para a cabeça.
-
GUINCHO ELEVADOR ELÉTRICO PARA PESSOAS ACAMADAS - VOLLENZ TRANSFER
O guincho elétrico Vollenz Transfer é uma solução acessível e segura para transferir pacientes acamados. Com o mínimo esforço, facilita o trabalho do cuidador, evita lesões e acidentes, e ainda proporciona mais qualidade de vida ao acamado.