O Braille transforma a vida de pessoas com deficiência visual
O sistema Braille é um código de escrita em relevo para a independência e autonomia de pessoas com deficiência visual. É o sistema mais adotado no mundo, possui letras, números, símbolos e pontuações que permitem o entendimento dos que não enxergam.
Sua estrutura em relevo, é formada por seis pontos verticais divididos em duas partes com três pontos cada, assim, por meio do toque das mãos, possibilita realizar leituras das mais diversas informações.
No dia 08 de abril é comemorado o Dia Nacional do Sistema Braille, pelo nascimento de José Alvares de Azevedo, primeiro professor cego do Brasil, e divulgou o sistema de leitura e escrita utilizado até os dias de hoje.
É através do Braille que deficientes visuais têm acesso ao conhecimento, à cultura, ao lazer e, sem dúvida, à informação. Diante desse cenário, é fundamental garantir o acesso ao Sistema Braille em todos os espaços. Levar a conscientização e cobrar por políticas públicas para que a sociedade se torne cada vez mais inclusiva e acessível a esse público.
O que assusta é que 74% das 506 mil pessoas deficientes visuais no Brasil não são alfabetizadas, dessa porcentagem, deve ser levado em consideração as que não sabem ler em Braille e as que não possuem certificação escolar.
O Braille é o sistema mais eficaz para que as pessoas que já nasceram com a deficiência ou que perderam a visão logo no início da vida sejam alfabetizadas.
Vale dizer que a Política de Educação Especial possibilita o direito ao aluno deficiente visual a um especialista em Braille. Há também instituições não governamentais distribuídas pelo país que garantem a alfabetização.
Novas formas de acesso à informação também foram criadas para ajudar pessoas com deficiência visual. Além do Braille, existe o audiolivro e formatos digitais que mostram as letras ampliadas, excelente para quem tem visão subnormal, com auxílio de áudio.
Agora queremos saber de você, se já tinha parado para refletir sobre essas dificuldades que o deficiente visual tem no momento da alfabetização, por falta desse acesso ao Sistema Braille, apesar de já ter transformado a vida de muitas pessoas?
Diante da reflexão, compartilhe o texto com mais pessoas e leve a informação adiante!
-
CADEIRA DE ACESSIBILIDADE PARA PISCINA - VOLLENZ AQUA EVEREST
O Vollenz Aqua Everest um guincho de transferência desenvolvido para pessoas que precisam de suporte para acessarem piscinas que tenham a borda rente ao chão ou borda elevada. Ideal para ser instalada em hotéis, academias, clubes, condomínios e residências
-
GUINCHO ELEVADOR ELÉTRICO PARA PESSOAS ACAMADAS - VOLLENZ TRANSFER
O guincho elétrico Vollenz Transfer é uma solução acessível e segura para transferir pacientes acamados. Com o mínimo esforço, facilita o trabalho do cuidador, evita lesões e acidentes, e ainda proporciona mais qualidade de vida ao acamado.