Programador cego: conheça Lucas Radaelli
Postagem do dia 01 de junho de 2022, no antigo Blog Vollenz
"O problema não é ser cego, é não acessar a mesma coisa que as outras pessoas acessam".
É com esse pensamento que Lucas Radaelli, curitibano de 29 anos, destaca que um dos caminhos para a inclusão de pessoas com deficiência visual é buscar novas formas de levar a informação para que sejam compreendidas sem os olhos.
Lucas sempre teve ajuda de todos ao seu redor. Seu pai aprendeu braille para ajudar nos estudos do filho. Sua mãe escaneava livros para serem ouvidos através de softwares de leitura. Aos 6 anos de idade, Lucas já sabia digitar no computador.
No ensino médio, seu professor de matemática criou um método de traduzir informações visuais para as mãos. Nesse método, eram utilizados pinos e elásticos para que pudesse sentir gráficos e funções com o tato. Assim foi aumentando ainda mais o fascínio pelas ciências exatas.
Quando entrou na Universidade Federal do Paraná, Lucas ainda não sabia programar, mas contou com a ajuda dos colegas de turma que gravavam as aulas, anotações e textos do caderno para que ele pudesse estudar de maneira tranquila.
Seu primeiro emprego, já como programador, foi no Google. Segundo Lucas, a função de programador é muito acessível para quem não enxerga, e diz ter todos os meios e equipamentos necessários para seu dia a dia. Hoje Lucas mora em São Francisco, nos Estados Unidos, e foi promovido recentemente para um nível sênior.
Para o futuro, Lucas quer ajudar muitas pessoas que não enxergam através da tecnologia, matemática e programação. O programador ainda ressalta que não gosta de comentar apenas sobre acessibilidade, conta que ama esportes, torneios e que gosta de jogar com quem enxerga, de igual para igual.
Conheça melhor o trabalho de Lucas Radaelli em sua página https://www.lucasradaelli.com/
-
CESTO DE TRANSFERÊNCIA IMPERMEÁVEL - VOLLENZ
O cesto impermeável Vollenz é indicado para ser utilizado no banho. É confortável, resistente e fácil de utilizar. Ele possui alças reguláveis, para serem ajustadas de acordo com o tamanho do paciente. Este modelo possui um apoio para a cabeça.
-
SABONETEIRA AUTOMÁTICA
Dispenser automático de sabonete liquido ou álcool em gel, acionado por sensor de presença, em plástico ABS de alta qualidade. Com design moderno, prático e econômico, evita a contaminação cruzada.