Qual a diferença entre concentrador e cilindro de Oxigênio?
Postagem do dia 14 de abril de 2021, no antigo Blog Vollenz
Algumas doenças, que causam deficiência respiratória, fazem com que a quantidade de oxigênio presente no ar não seja o suficiente para as pessoas portadoras dessas doenças. Quando isso acontece é usada a técnica de oxigenoterapia, a fim de melhorar e manter os níveis de oxigênio no sangue acima de 90%, o ideal para a saúde. Com o auxílio do concentrador de oxigênio, a oxigenoterapia pode ser realizada em casa, de forma prática e segura.
Existem dois métodos para o fornecimento de oxigênio suplementar: os cilindros de oxigênio e os concentradores, ambos possuem a mesma finalidade, fornecer oxigênio adicional por cânulas nasais ou máscaras. O propósito do tratamento irá definir qual a escolha mais apropriada para cada paciente.
Mas sabe qual a diferença dos dois na prática?
Em gás comprimido ou em forma líquida, os tanques ou cilindros de oxigênio fornecem oxigênio puro para os pacientes e seus reservatórios devem ser devidamente preenchidos e entregues. Já os concentradores de oxigênio são aparelhos que atuam fornecendo a substância pelo ar do ambiente. O mesmo concentra o oxigênio até que a substância fique mais que 90% pura, sendo moderno, seguro e de fácil manuseio.
Há dois modelos de concentradores de oxigênio, os estacionários e os portáteis. O modelo estacionário, pode ser usado em tratamentos de curto a longo prazo, possui uma maior capacidade de armazenar oxigênio concentrado e funciona com energia elétrica. O portátil é um modelo de alto padrão, destinado para aqueles que precisam desse tipo de terapia e precisam utilizar de forma contínua.
A escolha do modelo irá depender da necessidade de cada paciente, e o tempo da utilização do mesmo.
-
LIXEIRA AUTOMÁTICA BIONOX 12L
Lixeira em aço inox com abertura de tampa acionada por sensor de presença. Prática e moderna, basta aproximar as mãos para a tampa se abrir, sem contato direto, evitando a contaminação cruzada.